Meu tempo, Nosso espaço

Blog para discussões sobre fatos e acontecimentos relacionados à geografia e dúvidas de alunos, amigos, e minhas (por que não?); Sobre o Autor: Allan Elias é Técnico em Controle Ambiental e Graduado em Geografia Pelo CEFET-RN, Especialista em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais pela Facex-RN, Mestrando em Educação pela Universidad Americana do Chile, com polo em Assunção-PY; Professor da rede Estadual e particular de Escolas de Natal e Parnamirim-RN.

Métodos de trabalho


        Afim de facilitar e potencializar o trabalho em sala de aula, o professor Allan Elias criou/adaptou determinados métodos de trabalho, tais como:


Leitura e Fichamento(2008): Baseada na PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, de Paulo Freire; Apesar de não ser freireano... consiste no primeiro contato do aluno com o conteúdo a ser trabalhado, como forma de fazer do momento da aula, uma oportunidade para se acentuar determinados aspectos, ou até mesmo uma maneira de permitir uma análise mais profunda da situação problema, sugerida antes de cada aula.

Referência:
  • ·         Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.


    Jogo do dado (2008): Competição em grupo, baseado na prática do meu ex-professor de apreciação musical, Pr. Marcos, que visa a revisão de conteúdos de maneira lúdica, na base das parcerias e elaboração de estratégias; onde cada face do dado arremessado constitui um diferente desafio.
         
        Referência
  • ·         ANDRADE, S. G. Teoria e prática de dinâmica de grupo: jogos e exercícios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
  • ·         VASCONCELOS, Paulo A. C. O jogo e Piaget.  São Paulo : Editora Didática Suplegraf, 2003.

       
      Resumo Vip (2009): O resumo é um gênero de trabalho escolar/acadêmico defendido por autores como Isabel Solé e Sírio Possenti , além da simbologia de Vygotsky que neste caso é utilizado como uma atividade direcionada aos alunos que insistem na quebra de combinados; desta maneira o aluno é convidado a ser beneficiado com a soma de informações através de um resumo, que se refletirá em sua avaliação qualitativa.

      Referências:
  • ·         POSSENTI, Sírio. Gramática e política.  In: Geraldi. J.W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática. 1997
  • ·         SOLÉ, Isabel. “O resumo” In: Estratégias de leitura. Porto: Alegre: ArtMed, 1998. 6ª Ed. pp. 147 – 149
  • ·         VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998
       
      Blog (2009):  Espaço para discussões sobre fatos e acontecimentos relacionados à geografia e dúvidas de alunos, amigos, e minhas (por que não?); foi criado com a finalidade principal de facilitar a comunicação e expandir os meios de um trabalho mais eficaz.

       Referência:
  • ·         LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

     
    Geolíder (2010): Baseado no filme: “O clube do imperador” e no pensamento de PIAGET sobre jogos,  consiste em uma competição entre as 03 melhores notas da classe, afim de que a melhor performance seja beneficiada com alguns direitos exclusivos, tais como:

-     A escolha do grupo de seminário
-     A escolha do subtema deste seminário
-     Entrega de trabalhos impressos
-     Recebimento de conteúdos digitalizados / impressos
-     Outros benefícios, de momento.

       Referências:
  • ·         PIAGET. J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
  • ·         Filme: O Clube do imperador

    
    Trabalho baseado em valores (2011): Dinâmica, baseada em PIAGET, utilizada principalmente para a solução de conflitos em sala de aula e o desenvolvimento de valores morais e éticos, onde cada aluno explana sobre determinado valor e socializa suas experiências e pensamentos acerca do assunto.
      
      Referências:
  • ·         PIAGET, J. O juízo moral na criança (1932). São Paulo: Summus, 1994.
  • ·         PIAGET, J. Os procedimentos de Educação Moral. (1930) In. MACEDO, L. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.


   Situação Problema (2012): Utilizada sempre antes da discussão de algum conteúdo, visa tanto analisar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema, como a capacidade de formular hipóteses sobre a situação.

       Referência:
  • ·         NUNÊZ, Isauro Beltrán. RAMALHO, Betania Leite (Orgs.). O uso de situações-problema no ensino de ciências. In.: Fundamentos do ensino-aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: O novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. 145- 171 p. 





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