Afim de facilitar e potencializar o trabalho em
sala de aula, o professor Allan Elias criou/adaptou determinados métodos de
trabalho, tais como:
Leitura e Fichamento(2008): Baseada na PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, de Paulo Freire;
Apesar de não ser freireano... consiste no primeiro contato do aluno com o
conteúdo a ser trabalhado, como forma de fazer do momento da aula, uma
oportunidade para se acentuar determinados aspectos, ou até mesmo uma maneira
de permitir uma análise mais profunda da situação problema, sugerida antes de
cada aula.
Referência:
- · Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Jogo do dado (2008): Competição em grupo,
baseado na prática do meu ex-professor de apreciação musical, Pr. Marcos, que
visa a revisão de conteúdos de maneira lúdica, na base das parcerias e
elaboração de estratégias; onde cada face do dado arremessado constitui um
diferente desafio.
Referência
- · ANDRADE, S. G. Teoria e prática de dinâmica de grupo: jogos e exercícios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
- · VASCONCELOS, Paulo A. C. O jogo e Piaget. São Paulo : Editora Didática Suplegraf, 2003.
Resumo Vip (2009): O resumo é um gênero de trabalho escolar/acadêmico defendido
por autores como Isabel Solé e Sírio Possenti , além da simbologia de Vygotsky que
neste caso é utilizado como uma atividade direcionada aos alunos que insistem
na quebra de combinados; desta maneira o aluno é convidado a ser beneficiado
com a soma de informações através de um resumo, que se refletirá em sua
avaliação qualitativa.
Referências:
- · POSSENTI, Sírio. Gramática e política. In: Geraldi. J.W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática. 1997
- · SOLÉ, Isabel. “O resumo” In: Estratégias de leitura. Porto: Alegre: ArtMed, 1998. 6ª Ed. pp. 147 – 149
- · VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998
Blog (2009): Espaço para discussões sobre fatos e
acontecimentos relacionados à geografia e dúvidas de alunos, amigos, e minhas
(por que não?); foi criado com a finalidade principal de facilitar a
comunicação e expandir os meios de um trabalho mais eficaz.
Referência:
- · LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
Geolíder (2010): Baseado no filme: “O clube
do imperador” e no pensamento de PIAGET sobre jogos, consiste em uma competição entre as 03
melhores notas da classe, afim de que a melhor performance seja beneficiada com
alguns direitos exclusivos, tais como:
- A escolha do grupo de seminário
- A escolha do subtema deste seminário
- Entrega de trabalhos impressos
- Recebimento de conteúdos digitalizados /
impressos
- Outros benefícios, de momento.
Referências:
- · PIAGET. J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
- · Filme: O Clube do imperador
Trabalho baseado em valores (2011):
Dinâmica, baseada em PIAGET, utilizada principalmente para a solução de
conflitos em sala de aula e o desenvolvimento de valores morais e éticos, onde
cada aluno explana sobre determinado valor e socializa suas experiências e
pensamentos acerca do assunto.
Referências:
- · PIAGET, J. O juízo moral na criança (1932). São Paulo: Summus, 1994.
- · PIAGET, J. Os procedimentos de Educação Moral. (1930) In. MACEDO, L. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
Situação Problema (2012): Utilizada sempre
antes da discussão de algum conteúdo, visa tanto analisar o conhecimento prévio
do aluno sobre o tema, como a capacidade de formular hipóteses sobre a
situação.
Referência:
- · NUNÊZ, Isauro Beltrán. RAMALHO, Betania Leite (Orgs.). O uso de situações-problema no ensino de ciências. In.: Fundamentos do ensino-aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: O novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. 145- 171 p.
professor, gostei da sua dinâmica;legal.
ResponderExcluir